segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O Diário de Anne Frank





O Diário de Anne Frank


Segunda-feira, 6 de março de 1944


Querida Kitty


Pela expressão de Peter percebo que ele pensa tanto quanto eu, e ontem à noite, ao ouvir a sra. Van Daan chamá-lo zombeteiramente de O Pensador, fiquei irritada. Peter ficou vermelho, encabulado, e eu quase explodi.
Por que é que essa gente não cala a boca?
Você não imagina como é horrível ter de ficar calada, assistindo a sua humilhação, sem poder fazer nada para ajudá-lo. Imagino perfeitamente — como se estivesse no lugar dele — o desespero que deve sentir quanto às brigas e ao amor. Pobre Peter, precisa tanto de amor!
Quando ele disse que não precisava de amigos, como suas palavras soaram falsas em meus ouvidos! Que engano o dele! Agarra-se à sua solidão, à sua indiferença fingida e aos seus modos de adulto, mas é apenas uma máscara que encobre seus verdadeiros sentimentos. Pobre Peter, por quanto tempo ainda conseguirá representar esse papel? É um esforço sobrehumano, e ele acabará explodindo.
Oh, Peter, se eu ao menos pudesse ajudar você, se você me deixasse! Juntos, poderíamos afugentar a sua e a minha solidão.
Penso muito e falo pouco. Sou feliz quando o vejo, e se estou a seu lado brilha o sol. Ontem, fiquei nervosíssima enquanto lavava o cabelo, pois sabia que ele estava no quarto pegado ao nosso. Não consegui controlar-me; quanto mais silenciosa e pensativa me sinto interiormente, mais barulhenta me torno exteriormente.
Quem será o primeiro a me descobrir como ser e a atravessar esta armadura? Ainda bem que os Van Daan têm um filho e não uma filha; minha conquista jamais teria sido tão difícil, nem tão compensadora, se não se dirigisse a alguém do sexo oposto.

Sua Anne.


P. S. — Você bem sabe que sou sincera até demais, portanto devo lhe confessar que estou vivendo de um encontro para outro. E estou sempre querendo descobrir que ele também espera por mim o tempo todo. Fico radiante se noto alguma tentativa de aproximação da parte dele, por menor que seja. Acho que ele desejaria dizer uma porção de coisas, tal como eu; nem de longe pode imaginar que é justamente sua falta de jeito que me encanta.







Links


Sanderlei Silveira

Obra completa de Machado de Assis

Machado de Assis - Dom Casmurro

Machado de Assis - Quincas Borba

Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas

O Diário de Anne Frank

Educação Infantil

Bíblia Online

História e Geografia

Casa do Sorvete

Sanderlei Silveira

Conheça seu Estado - História e Geografia

Poesia em Português, Inglês, Espanhol e Francês

História e Geografia

Educação

Santa Catarina - História e Geografia

Paraná - História e Geografia

Mato Grosso do Sul - História e Geografia

São Paulo - História e Geografia

Mário de Andrade - Macunaíma

Adolf Hitler - Mein Kampf

Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Machado de Assis - Esaú e Jacó

Elizabeth Barrett Browning - Sonnet 43 - How Do I Love Thee?

Augusto dos Anjos - Vandalismo

Os símbolos do estado e do município (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário